Convido para abertura do Salão Jovem Arte Mato Grosso

May 10, 2016

onde estarei expondo três telas que receberam menção especial

 

Oito anos depois da última edição, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) retoma o Salão Jovem Arte, considerado um importante instrumento de incentivo, fomento e descoberta de novos talentos nas artes mato-grossenses.

                                              
O Salão Jovem Arte Mato-grossense é um dos eventos que mais movimenta o segmento das artes plásticas e visuais no Estado ao reunir, em uma mostra coletiva, talentos amadores e profissionais. Muitos destes artistas, que participaram ou foram premiados nas edições anteriores, tiveram projeção regional, nacional e até mesmo internacional.

                                                                  
“O Salão Jovem Arte é um exemplo de estímulo às artes plásticas mato-grossenses. É um revelador de talentos vindos de todas as partes do estado, uma sementeira que deve ser aquecida e adubada por ter surtido efeitos proveitosos na área”, observa a crítica de arte Aline Figueiredo, uma das criadoras da mostra.

                                                        

                                          

A primeira edição aconteceu em 1976 e teve a Secretaria de Estado de Cultura, na época Fundação Cultural do Estado de Mato Grosso, como uma das realizadoras. Se as edições tivessem sido anuais e ininterruptas, o Salão estaria em sua 39ª edição, mas, por conta de uma descontinuidade de oito anos, esta será a 25ª edição do evento. A retomada é importante para consolidar e estimular as criações artísticas, revelando e incentivando novos nomes e formas de expressão nas artes plásticas e visuais.

 

                                                                                  
“O Salão Jovem Arte 2015 integra um conjunto de ações da Secretaria que incluem o lançamento de editais voltados para outros segmentos como o grafite, literatura, artes cênicas e música”, ressaltou o secretário Leandro Carvalho. “Além de ser um espaço para que os artistas residentes em Mato Grosso mostrem a sua arte, o Salão vai contribuir para a ampliação do acervo regional”, completou.

                                                                

Em maio deste ano o Museu de Arte de Mato Grosso promoveu a exposição Três Décadas de Artes Visuais Mato-grossenses com 50 quadros e esculturas premiados no Salão Jovem Arte nas décadas de 70, 80 e 90. 
                                                                                              

 

 

 

 

Please reload

  • Facebook
  • Instagram