top of page
Gavião Tesoura .
40x100cm
acríica sobre tela
A Espiritualidade da Natureza por Oscar D’ Ambrosio

Árvores, cachoeiras, rios, fauna e flora da Chapada dos Guimarães do cerrado brasileiro são os assuntos desenvolvidos pelo pintor.
 
Miguel Penha. Nascido em Cuiabá, Mato Grosso, ele consegue captar aquilo que a região tem de mais deslumbrante: o fascínio de uma natureza que leva a meditar sobre a própria existência humana.

O artista, ao não colocar figuras humanas em seus quadros e mostrar paisagens em focos bastante abertos, instaura um clima absolutamente mágico, no qual o uso da luz e as gamas de verdes ganham destaque como recursos técnicos da pintura para ressaltar a criação de um mundo em que a natureza é a vedete.

Isso se torna principalmente importante tanto nos quadros em que a horizontalidade predomina, com valorização dos nascentes e poentes como espetáculos divinos, assim como nas obras mais verticais em que as árvores ganham a centralidade com toda a sua monumentalidade.

Cada tela revigora a sua admiração pela natureza e estimula a nossa. Existe nelas um grande cuidado no
processo de composição, já que o equilíbrio se faz onipresente na construção de sistemas visuais harmoniosos, marcados por uma filosofia de vida, que tem o amor pela natureza como credo principal.

 
Miguel Penha busca formas de transformar as maravilhas da Chapada e do cerrado em objeto plástico.
 
Para ser fiel a essas fascinantes imagens, o pintor introduz nelas, com sensibilidade e competência, a própria
concepção estética, alcançada com divino ao respeito ao que vê.  
 
Oscar D´Ambrósio é doutorando em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Mackenzie), jornalista (ECA-USP), mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (Aica-Seção Brasil).
 


 

bottom of page