top of page

Feliz por mais uma conquista - em Fevereiro estaremos na ARCO Madri

A Secretaria da Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura, divulgou a lista das propostas selecionadas no edital Conexão Cultura Brasil #Negócios para participação Feira de Arte Contemporânea Arco Madrid, e Miguel Penha foi um dos artistas selecionados.

Arco Madrid é uma das maiores feiras de arte contemporânea internacional e sua próxima edição acontecerá na capital da Espanha de 25 de fevereiro a 1º de março de 2015.

folha do estado.jpg

Pintor cuiabano autodidata, índio Xiquitano e conservacionista, seu interesse pela arte apareceu bem cedo aos 9 anos nessa idade já fazia seus desenhos, com 18 anos passa a se dedicar integralmente a sua arte.

Após 30 anos de oficio tem reconhecido seu trabalho nacionalmente com o Prêmio de Artes Plásticas Marcantônio Villaça, promovido pelo Ministério da Cultura e Fundação Nacional de Arte.

A natureza sempre foi sua maior inspiração, acredita que o homem é e faz parte dela, sendo impossível pensa-lo fora desse contexto.

Conservacionista, usa sua pintura para despertar nas pessoas um sentimento de gratidão por tudo que temos no mundo.

Atualmente trabalha com dois projetos a mostra itinerante Dentro da Mata, que já percorreu 11 cidades brasileiras e recebeu Monção de Congratulação da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, criou em parceria com a produtora cultural Fabíola Mesquita a Rede de Arte, uma plataforma virtual que apoia artista em início de carreira esse projeto foi premiado em 2013 Premio Economia Criativa, Secretaria de Economia Criativa.

Miguel não para, é um artista em sua essência vive e trabalha pela arte, tem várias exposições em seu currículo, nacionais e internacionais,

Para 2015 estão agendados a Feira ARCOMadri na Espanha e mais duas individual uma no MARCO – Museu de Arte de Campo Grande/MS, e outro no Rio de Janeiro no centro cultural Germânico.

Sobre a delegação

Delegação Arco Madrid

Um dos projetos selecionados para comparecer à feira Arco Madrid é o Rede de Arte do pintor indígena e conservacionista Miguel Penha. "Para mim, que sou um artista pintor, residente no Mato Grosso, é uma porta que se abre e uma oportunidade sem igual, onde eu poderei ver o que de mais atual está acontecendo na arte, além de poder comparar o meu trabalho em relação ao que está sendo produzido no mundo e enxergar esse universo de outra ótica", afirma o artista. "As expectativas são muitas e espero poder aprender mais, abrir novas oportunidades não só para mim, mas para todos os artistas que residem no Mato Grosso", acrescenta.

Fernando Lindote, do projeto Arco 2015, também selecionado, elogia a iniciativa: "Este prêmio, de modo democrático, permite a inclusão de artistas e produtores de várias regiões do país, com diferentes concepções e propostas singulares e, por essa razão, vejo, em ações como essa, um caminho de adensamento na produção das artes visuais no Brasil".

Quem tiver interessado em conhecer um pouco mais o trabalho desse grande artista cuiabano pode visitar seu ateliê que fica em chapada dos Guimarães aberto para visitação

De quinta a domingo das 09 às 17:00hs


  • Facebook
  • Instagram
bottom of page