top of page

Cursos de Pintura Miguel Penha


Ateliê Pintura óleo e acrílico, método clássico

Curso prático/teórico – Semanal

Sextas/sábados e domingos das 10 as 12 ou das 15 as 17hs materiais adquiridos no local

Requisitos: Maiores de 16 anos Voltado para: Iniciantes e Profissionais

O ateliê de pintura Miguel Penha é um ateliê livre pioneiro no Mato Grosso no ensino de pintura seguindo os métodos da antiguidade.

Miguel Penha há trinta anos vem se aprofundando no estudo da pintura, recentemente realizou uma qualificação em Madri/ES, na Academia de Pintura DeCinti Villalon tendo como professores Alejandro Decinti e Oscar Villalon que veêm desenvolvendo uma séria pesquisa acadêmica sobre os procedimentos dos antigos mestres da pintura.

No curso o aluno é instruído no real método de pintura da antiguidade, a pintura em camadas, reconstituindo os métodos de instrução das escolas Fiorentina, Milanesa e Flamenga, durante os períodos do Gótico, Renascimento e Barroco. O método de camadas é um processo organizado, meticuloso e lento, portanto não há resultados imediatistas. Consiste numa atividade imersiva que exige planejamento, persistência, disciplina e concentração, funcionando naturalmente com artistas pacientes.

Programa

Os tópicos vistos em nossas aulas são inúmeros. Alguns dos procedimentos que nossos alunos veêm em nosso Ateliê Clássico de Pintura a Óleo:

· Diferentes Bases (clássicas e modernas)

· Diferentes tipos de pincéis e suas funções

· Funções e manuseio de diferentes Óleos Vegetais e Mediums de pintura)

· Diferentes métodos de aplicação de tinta (Veladura, Sfregazzo, Impastos)

· Características corpóreas, cromáticas e de permanência das tintas·

· Teoria das Cores aplicada na pintura

· Como fazer misturas de cores

· Atmosfera, variação e unidade cromática

· Construção de claro-escuro·

· Como fazer e aplicar Verniz

Duração

Cada pessoa possui um ritmo de trabalho, assim como diferentes formas de adaptação ao procedimento de pintura em camadas. Alguns alunos levam seis aulas para terminar uma pintura, enquanto outros levam muito mais do que o dobro. Portanto a duração dependerá de cada desenvolvimento em particular. O avanço para novos exercícios é julgado pelo orientador, que baseia-se na experiência do aluno para decidir-se se o mesmo está apto a começar novos desafios.

Turmas (Sujeito a disponibilidade de vaga)

De sexta a domingo

10 as 12 ou das 15 as 17hs


bottom of page